segunda-feira, 18 de abril de 2011

Limpeza de Pele e cuidados especiais...


A pele é o que nos separa e ao mesmo tempo nos mantém em contato com o mundo. Responsável pela sensibilidade tátil, sua importância vai muito além. Psicologicamente, a pele representa aquilo que nos delimita enquanto indivíduos singulares e únicos e diz respeito à nossa relação com o meio que nos circunda. O órgão do contato, como ela é conhecida, simbolicamente marca aquilo que aprisionamos dentro de nós mesmos e aquilo que expressamos, deixamos sair. Ter uma pele saudável indica ter uma boa relação com a vida e com os outros. Por ser um meio de expressão de nossa própria personalidade, não é por acaso que muitas doenças psicossomáticas manifestam seus sintomas através da pele. 
É por meio da pele que são eliminadas inúmeras substâncias, sobretudo sais minerais e gordura, que formam o suor. Além do suor, a pele pode contribuir na produção de substâncias saudáveis para o organismo. Seu papel na produção de vitamina D é comprovado cientificamente. Esta vitamina é extremamente importante para os ossos, pois ajuda o organismo a absorver o cálcio. A pele é crucial também na produção da serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e presente nos processos cerebrais que garantem estados de alegria e bom humor, além do  bom funcionamento da memória e do sono. 
A pele é um órgão muito sensível, pois está ricamente ligada com o sistema nervoso central. Ela registra e envia ao cérebro uma infinidade de estímulos e impressões extremamente sutis, que muitas vezes nem chegam a adentrar o espectro da consciência.

Mas a sua atividade mais marcante é a da transpiração. Esta possui duas funções: a de eliminar toxinas atrvés do suor e a de regular a temperatura corporal. A pele é um órgão em constante renovação e transformação. Mais ou menos a cada 28 dias, suas células vivas são completamente renovadas, mas deixam camadas de células mortas, que ressecam a pele e a deixam com uma aparência desgastada. Assim, além da higiene básica, é fundamental ter alguns outros cuidados com a pele:

-Prestar atenção na temperatura da água do banho, que não deve ser muito quente.
-Tomar cuidado com exagero de sabonetes e com a aplicação de produtos químicos que podem remover a camada de gordura que protege a pela, tornado-a ressecada e desprotegida.
-Proteger-se dos raios solares constantemente utilizando um protetor solar de acordo com a oleosidade de sua pele.
-Consultar um dermatologista regularmente, pois ele poderá indicar produtos compatíveis com a oleosidade e a sensibilidade de sua pele, além de ajudar na identificação e na prevenção de doenças da pele. 

Existem alguns tipos de pele: normais, oleosas secas e sensíveis. Todos os tipos, entretanto, requerem cuidados especiais. Todo mundo sabe que para cuidar da pele e mantê-la limpa, saudável e bonita é necessário muito mais do que a higiene cotidiana e doméstica. A limpeza de pele realizada com especialistas é indispensável e necessária não somente para deixá-la bonita, mas prevenir danos e amenizar alterações no brilho e na textura dos tecidos.

Ainda que seja um procedimento simples, a limpeza de pele facial demanda que seja aplicada por um profissional devidamente especializado e qualificado, pois elimina as chances dos procedimentos não apresentarem um resultado satisfatório. Esteticistas são os profissionais que realizam esse processo e sabem como obter a higienização da pele sem danificá-la, ou seja, sem deixar marcas; sabem quais produtos não agridem os tecidos de acordo com a especificidade de sua pele e ainda conseguem identificar problemas cutâneos, ajudando a prevenir doenças.

Uma sessão de limpeza de pele dura em torno de 45 minutos à uma hora, ainda que isso dependa do estilo do profissional, da intensidade e da natureza do tratamento e do tipo de pele a ser limpa. Inicialmente é feita uma limpeza superficial com produtos (sempre adequados ao tipo de pele) que removem os excessos de resíduos e ajudam a abrir os poros. Segue-se a isso a aplicação de vapor, que abrem os poros e amolecem os cravos, facilitando sua extração. Uma vez removidos os cravos, são aplicados anti-sépticos e bactericidas e em casos de limpeza mais profunda, cicatrizantes. As peles oleosas normalmente apresentam mais cravos e exigem uma limpeza mais profunda, mas todos os tipos de pele acumulam sujeira e impurezas que devem ser removidas.

A última etapa da limpeza de pele é a aplicação de máscaras com propriedades antiinflamatórias e hidratantes, que diminuem o inchaço causado pela extração de impurezas mais profundas e dão uma sensação de relaxamento generalizado.
Sejam utilizados produtos químicos, sejam fitoterápicos, a limpeza de pele deve ser realizada com um especialista, pois somente ele saberá reconhecer suas necessidades. Peles oleosas requerem uma freqüência maior na aplicação da limpeza. Para estes casos, as sessões podem ser semanais, mensais, ou em casos de peles oleosas cujos cravos pouco inflamam, pode ser realizada de três em três meses. Tudo depende da orientação do especialista em estética ou do dermatologista. Peles secas e normais também demandam uma limpeza sistemática e regular, sobretudo no caso de peles que se apresentam com pouca vitalidade, brilho, maciez e frescor. Nesses casos, alimpeza de pele se concentra na esfoliação das camadas de células mortas, devolvendo a apar~encia jovem e vigorosa da pele.
Consulte seu dermatologista sobre os benefícios da limpeza de pele para obter as recomendações específicas do seu tipo de pele, ou consulte profissionais da área de estética.






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário